Parto Normal e Cesárea: Diferenças, vantagens e qual é o melhor
O parto normal e cesárea são as duas formas que uma mãe tem de dar à luz ao seu bebê. Em um, o bebê passa pelo canal vaginal para nascer, no outro, a mãe passa por uma cirurgia para ter o seu filho. A melhor maneira de dar a luz deve ser indicada por seu obstetra, pois varia de acordo com como caminha a gestação. Se tudo estiver bem, fica em suas mãos a escolha entre o parto normal e cesárea. E para te ajudar nessa questão, separamos esse post completo, explicando as características de cada um e as suas vantagens tanto para a mamãe, como para o bebê.
Afinal, qual é a diferença entre parto normal e cesárea?
O parto normal, também conhecido como parto vaginal, é o processo de dar à luz um bebê pela vagina, seguindo o curso natural do trabalho de parto. Já a cesárea é uma intervenção cirúrgica em que o bebê é retirado do útero da mãe por meio de uma incisão no abdômen e no útero.
Para entender a diferença entre parto normal e cesárea, abaixo nós explicamos quais as características de cada um, quando eles são recomendados e o que os distingue. Confira:
O que é o parto normal?
No parto normal, o bebê nasce por via vaginal, fazendo o processo ser natural, com o próprio corpo informando a hora do nascimento, ou o induzindo. Com ele, a mulher entra em trabalho de parto com contrações uterinas ritmadas, com duração de 40 segundos a um minuto cada uma.
Depois, o intervalo costuma diminuir, chegando à frequência de uma a cada três ou até mesmo cinco minutos. Com isso, vai acontecendo a dilatação do colo do útero. Ao ficar pronto para o parto, ele pode chegar a até 10 centímetros. Todo o processo do parto normal é feito em um hospital, com uma equipe médica composta por enfermeiros, auxiliares, anestesistas e obstetras.
Quando o parto normal é recomendado?
Por ser uma das maneiras mais naturais de dar a luz, o parto normal costuma ser a primeira indicação às mulheres que estão grávidas. Com ele, as mamães podem ter uma vivência mais intensa e realista de como é ter um bebê. Ele também costuma ser recomendado às mulheres que querem participar ativamente de todas as fases do nascimento de seus filhos.
O que é o parto cesárea?
A cesárea é um parto que ocorre por meio de uma cirurgia. Nessa intervenção, o médico responsável faz um corte no abdômen da mulher e depois aprofunda para um corte no útero. É com esse segundo corte que ele consegue retirar o bebê.
Todo o processo da cesárea é feito na maternidade, com a aplicação de anestesia peridural ou raqui. Não é comum a aplicação de anestesia geral nesse parto. Devido a esses tipos de aplicação, a mãe não sente dores durante o procedimento. Uma curiosidade sobre esse tipo de parto é que o nosso país é segundo lugar no mundo que mais o realiza.
A taxa de cesáreas no Brasil é acima de 55%, perdendo somente para a República Dominicana, com 58%. Os números são bem acima dos 15% indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Quando o parto cesárea é recomendado?
Quando as circunstâncias naturais não são favoráveis tanto para a mãe quanto para o bebê, se recomenda o parto cesárea. Ou seja, ele é indicado quando o parto normal está oferecendo algum tipo de risco. Algumas situações que levam ao parto cesárea é uma mulher ter sangramento nas últimas semanas de gestação, por conta da implantação da placenta no colo do útero.
A cesárea pode ser recomendada também quando há o deslocamento prematuro da placenta, causando um risco alto de mortalidade à mãe e ao bebê. E por fim, sua indicação também ocorre quando o bebê está com peso elevado, algo que pode dificultar o parto normal.
Quais são as principais vantagens do parto normal e da cesárea?
Com essas informações sobre as características do parto normal e cesárea, apresentamos agora algumas vantagens de cada um, tanto para mãe, quanto para o bebê.
Parto Normal:
Abaixo, conheça as vantagens do parto normal para o bebê e para a mãe:
Vantagens para o bebê:
- Redução das chances de ficar com dificuldades respiratórias;
- Menor chances do bebê nascer antes da hora;
- A flora do canal vaginal da mãe ajuda o bebê a formar a sua flora intestinal;
- Diminui as possibilidades do bebê ter doenças alérgicas e autoimunes;
- O sistema imunológico do bebê é fortalecido.
Vantagens para a mãe:
- Interação pele a pele aumenta o vínculo entre a mãe e o filho;
- O tempo de internação hospitalar é menor;
- A recuperação do puerpério é menor;
- Depois do parto, as dores são menores;
- Não deixa cicatrizes no abdômen;
- Baixas chances de infecções.
Parto Cesárea
Agora, conheça as vantagens do parto cesárea para o bebê e para a mãe.
Vantagens para o bebê:
Para o bebê, a principal vantagem da cesárea é que ela impede os nascimentos pós-termo. Esse tipo de nascimento é o que ocorre com mais de 42 semanas de gestação. Ele está diretamente relacionado com o maior risco de problemas para o neonato.
Vantagens para a mãe:
- Chance de escolher previamente a data do nascimento do bebê;
- Diminui o estresse materno ao longo do parto;
- Todo o processo do parto costuma ocorrer conforme o planejado;
- O procedimento do parto tem duração previsível e é curto;
- O obstetra com certeza estará disponível na data agendada do parto;
- Descarta as complicações comuns do parto vaginal, como traumas ósseos (fratura do crânio, úmero e clavícula);
- Diminui o risco de incontinência urinária.
Parto normal x Parto cesárea: Qual é o melhor?
O parto natural é aquele que não tem intervenção no momento do parto ou até mesmo no pós-parto. Assim como o parto normal, no natural, o bebê sai pelo canal da vagina, porém sem nenhum tipo de intervenção cirúrgica. Então, os médicos, enfermeiras e obstetras costumam apenas acompanhar o parto.
Eles não aplicam anestesias, não fazem cortes e nem induzem ao parto, apenas respeitam o tempo da mãe do bebê. No parto normal, é comum que exista um corte vaginal, soro na veia da mãe, lavagem intestinal, raspagem dos pelos e afins.
A escolha de um dos partos pode ser feita levando em conta o andamento da gestação. Se ela segue bem e sem riscos, a mamãe pode optar pelo parto normal ou natural com tranquilidade, sabendo das características de cada um. Entretanto, se a gestação apresentar complicações, indica-se a cesárea.
Por fim, as mamães que pensam mais no bem-estar de seus bebês na hora do parto costumam indicar o parto natural, pois eles nascem mais tranquilos, saudáveis e têm menos chances de riscos, como doenças respiratórias. Além disso, esse parto permite uma maior duração da amamentação, tornando mais longo o vínculo entre a mãe o bebê.
Com esse post, te explicamos que o parto normal ocorre quando o bebê nasce via vaginal, enquanto na cesárea ele nasce por meio de um corte no abdômen.
Os dois processos têm suas vantagens. A da cesárea permite um procedimento sem dor, por conta da anestesia, enquanto o parto normal diminui as chances de infecções, não deixa cicatriz no abdômen e permite um tempo de recuperação menor.
Escolher qual o melhor parto vai de acordo com quais suas prioridades para você e para o seu bebê, além da questão dos riscos para a saúde, em que se houver, a cesárea costuma ser mais indicada.
Acessórios encantadores para completar o enxoval da Laleblu
A Laleblu oferece uma variedade encantadora de acessórios para completar o enxoval dos bebês, garantindo que cada detalhe seja cuidadosamente pensado. Esses acessórios foram feitos para adicionar conforto, estilo e funcionalidade à vida dos pequenos e de seus papais.
A Laleblu é uma loja especializada em conforto para os pequenos com tradição, sofisticação e atendimento via WhatsApp. Aqui, você encontra uma linha completa de Acessórios para completar o enxoval do seu Bebê com pagamento em até 6X sem juros.