Primeiro mês de vida do bebê: conheça essa maravilhosa fase

Desde a gravidez, as futuras mamães — principalmente as de primeira viagem! — mantêm um único foco: atentar aos cuidados para o dia do parto. Mas o que fazer depois, principalmente no primeiro mês de vida do bebê?

Todo cuidado é pouco, já que esse é um dos períodos mais importantes e difíceis. Afinal, os pequenos são muito frágeis e indefesos e precisam de cuidados especiais 24 horas por dia. O sono, a alimentação e a higiene são essenciais para que eles cresçam saudáveis nesse tempo, que marca muitas mudanças importantes.

Sabendo disso, preparamos este post especial para que você, futura mamãe, possa identificar o que acontece nesse período e preparar-se da melhor maneira — com a ajuda do papai, é claro. Então, continue a leitura e confira!

Quais são as principais mudanças no comportamento do bebê nessa fase?

Durante o primeiro mês de vida, o bebê passará muito tempo dormindo — cerca de 14 a 16 horas por dia. No entanto, ele se acostumará a acordar por breves períodos, entre 7 a 12 vezes por dia, geralmente para mamar.

Ele também perderá peso, terá muitos soluços, espirrará frequentemente, poderá sujar a fralda de 4 a 5 vezes por dia e não será capaz de enxergar. No entanto, com o passar dos dias, começará a focar mais o olhar.

E na aparência?

Os pequenos que nascem de parto normal podem ficar com a cabeça um pouco achatada e as pálpebras inchadas, fatores que costumam se normalizar nos primeiros 15 dias de vida.

A pele do recém-nascido também poderá parecer manchada em alguns momentos e as mãozinhas e os pezinhos também poderão ficar um pouco mais frios que as outras partes do corpo. Por isso, é importante vesti-lo adequadamente, com luvinhas, meinhas e touquinhas no inverno e com roupinhas mais leves no verão.

No fim do primeiro mês de vida, os bebês engordam cerca de 1 kg e crescem em torno de 4 centímetros. As características do rosto também vão ganhando forma, a cabecinha aumenta e as articulações, que antes eram mais durinhas, passam a adquirir mobilidade.

Quais são os principais cuidados que devem ser tomados no primeiro mês de vida do bebê?

Um recém-nascido é muito suscetível a infecções e é importante ter cuidado com os micróbios e as bactérias que possam chegar de fora e instalar-se em seu organismo. Portanto, o quartinho do bebê deve ser iluminado, e seus acessórios, livres de qualquer tipo de contaminação.

O banho é o suficiente para mantê-lo limpinho, bem como as trocas constantes de fraldas. As unhas do pequeno também crescerão, fazendo com que ele machuque a si mesmo. Então, corte-as quando for necessário.

Além disso, é importante que as visitas sejam limitadas durante esse período. Porém, se acontecerem, tente fazer com que não ultrapassem 20 minutos e não sejam muito invasivas para o bebê.

E quais são os imprevistos que podem ocorrer?

É muito importante saber que, por mais que você fique ciente das mudanças do primeiro mês de vida do bebê e atente aos devidos cuidados, alguns imprevistos ainda podem acontecer, como cólicas, sustos, engasgos e o desagradável xixi no momento da troca de fraldas.

Também podem ocorrer algumas situações inesperadas com o seu próprio corpo, como confusões hormonais, dores e rachaduras no bico do seio, empedramento do leite e dificuldades na adaptação da amamentação. Tudo isso é totalmente normal e você vai precisar manter a calma para lidar com essas adversidades.

Por fim, o ideal é que você, futura mamãe, esteja ciente que a construção do vínculo afetivo com a família no primeiro mês de vida do bebê é fundamental. Inclusive, é nessa fase que ele começará a reconhecê-la apenas pelo cheiro. No entanto, o papai também deverá participar ativamente dos cuidados e da criação do pequeno desde o início de sua vida. É muito importante que vocês se ajudem nessa fase de adaptações para que os laços familiares sejam construídos da melhor forma.

E aí, gostou de saber como se preparar para o primeiro mês de vida do bebê? Quer mais dicas para enfrentar essa fase? Então, aproveite que está por aqui e leia nosso outro post sobre esse assunto. Você vai adorar!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *