Por que fazer um quarto lúdico infantil?

7 ideias para quarto lúdico infantil

Durante todo o período de planejamento para a chegada do bebê, uma das responsabilidades mais desafiadoras para os pais é a organização da casa para receber e abrigar a criança, e isso envolve a montagem de um quarto lúdico infantil.

A ideia de um quarto lúdico é de proporcionar um ambiente que seja acolhedor, divertido e que, a longo prazo, possa ser um espaço da casa para que a criança brinque e coloque em prática sua curiosidade.

Principalmente, dentro desse assunto, é fundamental destacar a importância do quarto lúdico para o desenvolvimento infantil, uma vez que esse espaço deve estar equipado com objetos e decorações que estimulem a descoberta do mundo externo para o baby.

Com todas essas considerações, pode ser um pouco difícil para os pais saber como montar um quarto lúdico infantil — e LaLeBlu veio trazer um conteúdo especial para ajudar nessa tarefa!

Acompanhe nosso artigo abaixo para conferir dicas, ideias e inspirações para esse espaço tão importante (e fofo) da casa.

Boa leitura!

Por que fazer um quarto lúdico infantil?

Uma decoração lúdica, quando bem feita, tem vários impactos na vida da criança, contribuindo diretamente para o seu desenvolvimento.

Tudo que é lúdico está relacionado a objetos e brinquedos que, além de promoverem diversão e estímulo à criatividade, também são importantes ferramentas para o aprendizado.

A importância do quarto lúdico infantil está ligada diretamente a dar asas à imaginação da criança, onde ela pode brincar e aprender ao mesmo tempo.

Ideias para arrasar no quarto lúdico infantil

Para um ambiente lúdico completo, vários fatores devem ser levados em consideração, preparando toda a estrutura para que o espaço seja completo e cumpra efetivamente seu propósito.

Em muitos casos, é indicado procurar pelo auxílio de um arquiteto ou design especializado em decoração de quartos infantis e, dependendo da proposta, um engenheiro para mudanças maiores e mais estruturais.

Ainda assim, antes de contratar profissionais para essa obra, que tal conferir algumas ideias para começar a despertar o interesse de reformar o quarto que vai receber o baby?

Confira abaixo nossa lista com 7 ideias para quarto lúdico infantil:

1. Use cores vibrantes e temáticas

As cores são elementos de muito estímulo para a mente humana, e que são de maior impacto se forem marcantes e vibrantes.

Cores nessa temática, misturando e harmonizando o colorido, ajudam a estimular a criatividade e a atrair a concentração dos pequenos.

Por isso, na parede ou nos móveis, e também em artigos de decoração como cortinas e tapetes, vale a pena investir em algumas cores — mas sem exagerar ou carregar o ambiente!

2. Elementos interativos

7 ideias para quarto lúdico infantil

Um quarto lúdico é caracterizado, principalmente, por conter elementos que geram interação: é aqui que entram brinquedos, objetos de manipulação, e demais itens que vão fazer parte das brincadeiras das crianças no dia a dia.

As ideias são inúmeras: você pode investir em uma tenda de acampamento e preparar o ambiente de forma confortável, ou ainda um escorregador, ou uma pequena parede de escalada — a imaginação é o limite!

No entanto, não esqueça que a segurança deve estar sempre em primeiro lugar, então toda a estrutura deve ser bem equipada e preparada.

3. Abuse de tapetes e almofadas confortáveis

Tecidos no geral são caracterizados por fornecer conforto e aconchego: e, em um quarto lúdico infantil, eles podem marcar presença na forma de tapetes, almofadas e cortinas.

De forma equilibrada, prepare o ambiente com carpetes suaves ao toque ou tapetes bem posicionados, de forma a evitar, também, que a criança se machuque com alguma superfície ou ângulo mais rígido.

Assim, você garante o aconchego do seu filho, e ainda deixa o quarto lindo!

4. Faça um espaço para imaginação

A ideia do quarto lúdico é, principalmente, estimular a criatividade.

Por isso, é fundamental que esse ambiente tenha um espaço dedicado exclusivamente para que a criança possa aprender e se desenvolver.

Esse “cantinho da imaginação” pode ser feito de várias formas, e a gente separou algumas ideias:

  • estante de livros, formando uma mini-biblioteca;
  • mesinha equipada com lápis de colorir e kits de pintura;
  • um quadro de giz ou uma parede desse material, para estimular o desenho;
  • e muito mais!

5. Áreas de brincadeiras

Quer saber como montar um quarto lúdico infantil que seja completo e lindo? Confira nossas dicas aqui no blog!

Uma vez que a criança começar a se habituar ao ambiente, ela vai passar boa parte do dia nele, então é fundamental que ela possa se divertir dentro do próprio quarto.

Por isso, até por uma questão de organização, faz parte da estrutura do quarto lúdico ter um espaço bem definido para brincadeiras.

Você pode montar esse cantinho com almofadas, pufes e tapetes, adicionando os brinquedos que a criança tem mais afinidade, tudo de forma bem dinâmica e interativa.

6. Iluminação adequada

Faz parte do quarto lúdico infantil contar com uma iluminação adaptada para o ambiente.

O ideal é que seja combinado, em partes proporcionais, a luz natural com a luz artificial, para que a criança também tenha contato com os elementos do mundo externo, e tenha uma boa estrutura de iluminação para quando chegar a noite.

Nesse quesito, é fundamental contar com a ajuda de um profissional em iluminação de ambientes.

7. Envolva a criança no processo de criação

Não esqueça que esse espaço vai ser da criança e, por isso, ela deve opinar e ter suas preferências consideradas durante o processo de criação!

Escutando as opiniões do seu filho, você vai garantir boas ideias e até chegar mais rápido em boas decisões, além de ter mais chances de um quarto autêntico e que deixe a criança satisfeita.

Segurança em primeiro lugar

Não se esqueça que um quarto lúdico que realmente funciona é um quarto onde a criança deve estar segura e confortável!

Por isso, mantenha sempre as tomadas do quarto protegidas e verifique a fixação de móveis e seus parafusos.

Também deixe longe da criança objetos pequenos e pontiagudos, certificando-se de que o conforto vai estar sempre presente.

Confira o catálogo da LaLeBlu para garantir os melhores acessórios para o seu baby!

Conclusão

E então, gostou da nossa lista de ideias para quarto lúdico infantil?

O momento de montagem desse espaço para o seu pequeno vai ser mágico e divertido, e esperamos que o resultado seja lindo!
Quer mais dicas que vão ajudar você na jornada da maternidade? Confira aqui o blog completo da LaLeBlu e fique sempre atualizada com nossos conteúdos!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *