DICAS PARA MAMÃES

Descubra como evitar as indesejáveis estrias na gravidez

/
3 0
Tempo de leitura: 4 min

A gestação é, sem dúvidas, um dos momentos mais importantes e emocionantes da vida de uma mulher, não é mesmo? Apesar da felicidade ao acompanhar o crescimento do barrigão, durante esse período também podem surgir algumas alterações estéticas indesejáveis e a dúvida sobre como evitar estrias na gravidez pode começar a pairar na cabeça das futuras mamães.

Elas surgem por fatores hormonais e, principalmente, em razão do aumento de peso maior que o esperado, que faz com que a pele se estique além do seu limite e rompa suas fibras elásticas. Costumam estampar a barriga, os seios, o quadril e o bumbum.

Mas, isso não quer dizer que não possam ser evitadas. Alguns cuidados simples podem deixar essas vilãs cada vez mais distantes, além de manter a pele linda e aumentar o bem-estar físico e emocional da mamãe ao longo de toda a gestação. Quer saber quais são eles? Então, continue a leitura e confira!

Controle o peso

Sem dúvidas, o controle do peso é o método mais eficaz na missão de prevenir o problema, pois quanto mais você engorda, mais a pele da barriga vai esticar e facilitar o surgimento das terríveis estrias.

Sendo assim, é preciso manter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos — sempre de acordo com as recomendações do seu médico — para não engordar além do limite, que deve ser de 11 a 15 quilos durante todo o período da gravidez.

Consuma alimentos ricos em vitaminas C e E

Além de prevenir o ganho de peso, uma alimentação saudável também pode ser uma ótima aliada em como evitar estrias na gravidez. Sendo assim, o ideal é consumir alimentos ricos em vitaminas C e E, que trazem muitos benefícios para a pele e para a saúde da gestante e do bebê.

Então, abuse da laranja, limão, mamão, morango e folhas escuras para aumentar a produção de colágeno e manter a sua pele cada vez mais elástica. Além disso, não abra mão dos ovos, nozes, sementes, óleos vegetais e cereais integrais para afastar o envelhecimento precoce, embelezar a cútis e proteger o seu organismo — e o seu filho — de algumas doenças.

Invista em roupas íntimas de boa qualidade

O aumento dos seios faz com que a pele sofra uma pressão maior, o que acaba favorecendo o surgimento das estrias. Uma maneira de minimizar esse problema é usar sutiãs especiais para a gestação que ofereçam uma boa sustentação para essa região, que costuma ficar bem farta nesse período.

Além disso, a calcinha também deve oferecer apoio à barriga, mas sem apertar demais. Roupas muito justas podem prejudicar a circulação, favorecendo o aparecimento das estrias e alguns prejuízos à saúde do bebê. Então, tenha cuidado!

Abuse dos óleos e cremes hidratantes

Uma pele bem hidratada tem mais resistência ao alongamento provocado pela gravidez e ainda permite que as fibras de colágeno e elastina aguentem as mudanças no volume da barriga e dos seios.

Portanto, é indicado que você, futura mamãe, use e abuse de produtos que contenham vitamina E, colágeno, elastina, ureia, lactato de amônia e óleos vegetais, como os de amêndoas, argan e semente de uva, em toda a gestação, de manhã e à noite.

Inclusive, durante a aplicação desses cremes e óleos, aproveite para massagear levemente a barriga e os seios e ativar a circulação sanguínea dessas regiões, a fim de diminuir o inchaço. Além disso, procure beber bastante água para manter a hidratação de dentro para fora.

Essas são as principais dicas de como evitar estrias na gravidez. No entanto, é importante saber que alguns ativos cosméticos podem não ser seguros para o bebê e são contraindicados na gestação, bem como dietas restritivas e exercícios físicos pesados. Então, converse com o seu médico antes de começar algum tratamento para evitar essas vilãs, combinado?

E aí, futura mamãe, gostou de saber como evitar estrias na gravidez? Quer aprender mais alguns cuidados para manter a sua saúde nesse período tão mágico? Então, aproveite que está por aqui e leia o post “5 cuidados na gravidez imprescindíveis para a sua saúde”. Até a próxima!

Posts Relacionados
/

A gestação é, sem dúvidas, um dos momentos mais importantes e emocionantes da vida de uma…

0 0
/

A gestação é, sem dúvidas, um dos momentos mais importantes e emocionantes da vida de uma…

0 0
Leave a Reply

Your email address will not be published.