O que é um Cueiro: para que serve e como enrolar o bebê
Os primeiros meses de um neném são bem marcantes. Os pequenos, que nos trazem tanta alegria, também precisam passar por adaptações.
É necessário se acostumar com o ambiente fora da barriga da mamãe. Nessa missão, o cueiro faz toda a diferença. Mas, afinal, você sabe o que é um cueiro?
O tipo de peça que estamos falando pode ajudar em toda a fase de adaptação dos bebezinhos. Então, vale à pena entender todo o assunto e, com isso, garantir mais cuidado, conforto e amor ao seu filho (a).
Continue por aqui e aproveite as dicas!
O que é um cueiro de bebê?
O cueiro é um pedaço de tecido, que deve ser leve e confortável. Aliás, os melhores tipos são feitos 100% de algodão, um material de extrema resistência, durabilidade e que oferece todo o conforto para os pequenos (principalmente os bebês recém-nascidos).
Geralmente, os cueiros também têm tamanho único: 80 cm de largura por 80 cm de comprimento.
Para que serve o cueiro?
Agora que já vimos o que é um cueiro, precisamos explicar para o que ele serve. O bacana é que esse tipo de peça possui duas utilidades.
Enrolar o bebê
O principal objetivo do cueiro é o de enrolar todo o bebê, de modo a formar uma espécie de “charutinho”. Daqui a pouco, vamos ver porque e como isso é bem importante para os nenéns.
Cobrir superfícies
Além de enrolar o bebê, o cueiro também pode ser usado, por exemplo, para cobrir a cama e o trocador (de casa ou de outros espaços externos, como de restaurantes e shoppings).
Dessa forma, você pode trocar a fralda e as roupinhas com mais conforto para o próprio neném. E sem o risco de sujar as superfícies.
A importância do uso do cueiro de bebê
Quando o assunto pauta o que é um cueiro, muitas pessoas podem pensar: mas será mesmo que enrolar o bebê é importante?
A resposta é sim, pode confiar!
A questão que devemos pensar é que, dentro da barriga, o bebê tem absolutamente tudo o que ele precisa. Além da nutrição, ele está em um ambiente quentinho, confortável e que dá toda a sensação de segurança.
Já aqui do lado de fora, a vida definitivamente é bem diferente. Os pequenos precisam se acostumar com sons, luzes e ambientes completamente distintos da barriga da mamãe.
E por mais que você dê colo, balance e cante para o seu filho (a), muitas vezes, isso ainda não é o suficiente.
Então, a solução é meio que simular as sensações da barriga, uma delas é justamente enrolando o bebê no cueiro. Dessa forma, ele se sente mais quentinho e digamos que estável.
Esse período de adaptação, segundo médicos pediatras, dura cerca de três meses. Durante os 90 dias, usar o cueiro é uma maneira de proporcionar dias e noites mais tranquilos.
Qual é a diferença entre manta e cueiro?
As mantas costumam ser maiores, algo em torno de 80 cm de altura por 100 cm de largura. Os tecidos também podem variar. É possível encontrar, por exemplo, mantas feitas de tricot.
Sendo assim, tanto para enrolar o bebê quanto para cobrir superfícies, o melhor é contar com os cueiros mesmo.
O que é um cueiro: como enrolar o bebê?
É claro que, neste nosso conteúdo sobre o que é um cueiro, ainda falta saber como enrolar o bebê.
Veja o passo a passo para você fazer o “charutinho” de modo prático e seguro:
- estique o cueiro na cama;
- dobre uma das pontas do cueiro para baixo, ela deve ficar bem ao meio (você vai ver o que o cueiro parecerá uma toalha de banho com touquinha);
- coloque o bebê no meio do tecido, com a cabecinha em sobre a dobra da ponta;
- deixe o braço do neném para baixo e passe a ponta esquerda do cueiro para o lado direito;
- coloque a ponta esquerda do cueiro debaixo das costas do bebê;
- peque a ponta direita e passe por cima da barriga do bebê e prenda-a na parte superior do cueiro (pertinho do pescoço).
Prontinho, o neném já estará todo enroladinho e, claro, se sentindo muito seguro e confortável.
Quais são os cuidados necessários na hora de enrolar o bebê no cueiro?
Como vimos, o jeito de enrolar o bebê no cueiro, é bem simples e rapidinho. Mas, isso não descarta alguns pontos que merecem mais atenção.
Veja quais são os cuidados necessários:
- deixe o cueiro firme no neném (não solto nem muito apertado);
- prenda bem as pontas para elas não se soltarem e, de repente, ficarem no rosto do bebê;
- verifique se a temperatura está confortável para o bebê (cheque se a dobra do pescoço dele está em temperatura normal, ou seja, nem fria nem quente demais.
Como a Laleblu pode te ajudar?
A Laleblu é uma loja on-line especializada em saída maternidade. Mas, além desse tipo de roupinha especial, o e-commerce também tem outros produtos.
Você pode encontrar: roupas comuns, naninhas, luvas, meias, cobertores, mantas e, claro, cueiros.
Aliás, os cueiros são feitos 100% de algodão e, ainda, tem modelos super lindos e fofos. Eles trazem desenhos diferentes, como de:
- ursinho;
- girafa;
- cerejinha;
- cavalo;
- e tantos outros.
Você também tem à sua disposição, os kits de cueiros (compostos de duas unidades).
Conclusão
Gostou de saber o que é um cueiro? Como vimos por aqui, esse tipo de peça é um tecido perfeito para: enrolar o bebê e cobrir superfícies.
Vale o destaque para a opção de fazer um “charutinho”, pois isso deixa o neném mais aquecido e confortável — assim como ele vivia dentro do útero.
Proporcionar essa sensação ajuda na fase adaptativa dos nenéns, período condizente aos três primeiros meses de vida.
Então, não deixe de incluir os cueiros no enxoval do seu filho ou da sua filha!
Para isso, conte com a Laleblu, a loja on-line tem o que há de melhor para os pequenos!